Galopar com seu cavalo é uma experiência emocionante e agradável. Essa andadura é frequentemente considerada a mais confortável para cavalgar. No entanto, o galope pode ser difícil de dominar e baseia-se principalmente na linguagem corporal e nas dicas do cavaleiro. Certifique-se de que você está seguindo os passos corretos para dominar o galopeio e, no processo, treinar seu cavalo na maneira certa.
Posicione-se da maneira correta. Ao contrário de como os profissionais fazem-no parecer, alcançar um bom galope depende mais do cavaleiro do que do cavalo. Seu corpo deve ser reposicionado de forma a abrir o ombro dianteiro (de liderança) do cavalo, assim como para guiar o animal por trás da cilha, ao mesmo tempo em que aumenta o movimento para a frente com seu corpo. É difícil de organizar todos os movimentos de uma só vez, então trabalhe passo a passo para realizá-los:
Abra o ombro do seu cavalo com as rédeas. Mantenha contato, mas abra a rédea de dentro de seu cavalo, mantendo um aperto firme sobre a rédea de fora. Isto dará apoio ao seu cavalo nas batidas diagonais.
Gire a parte superior de seu corpo. Gire seu tronco e ombros (mantendo os quadris para a frente) para que o ombro do lado de fora esteja posicionado um pouco mais para trás do que o ombro do lado de dentro.
Mova sua perna de fora para dentro. Quando indicar o galopeio, você o fará por trás da cilha. Isso é porque o galope começa pela retaguarda e precisa ser indicado desta forma. Isso também abre o ombro de liderança dos seus cavalos, ajudando-os a compreender as suas intenções, mas mantendo-os controlados.
Indique uma meia parada. Uma meia parada é, como parece, uma parada parcial. A meia parada pode ser executada a qualquer velocidade e é feita da mesma forma como você indicaria uma parada regular. Isso faz com que os pés traseiros do seu cavalo fiquem no chão, dando-lhes a força necessária para iniciar imediatamente em um galope controlado.
- Você não precisa indicar uma meia parada para galopar, mas fazer isso ajudará seu cavalo a mover-se em uma andadura mais rápida.
- Praticar a meia parada antes de galopar é uma boa maneira de praticar até as variações de liderança no ar.
- Peça pelo galope. Usando sua perna traseira, aperte o tambor do seu cavalo e use a sua própria linguagem corporal para pedir um aumento de velocidade. Alguns cavalos também são treinados para andar a galope quando você indica com um barulho de beijo (diferente do cacarejar para aumentar a velocidade), então você pode precisar fazer isso ao mesmo tempo. Supondo que seu corpo esteja na posição correta e seus sinais estejam claros, seu cavalo deve mudar para um galope.
- Se necessário, use uma chibata para pedir o galope ao seu cavalo. No começo, é difícil coordenar todas as dicas com o corpo, então chibatas podem ser utilizadas para ajudá-lo no processo de mudança para galope.
- Certifique-se de que você esteja dando dicas ao seu cavalo por trás da cilha. Caso contrário, você pode inadvertidamente instruir um trote rápido ou um passe de lado.
Monte bem durante o galope. Uma das coisas mais agradáveis do galope é a facilidade de montá-lo. Ao contrário de um trote, um galope é muito suave e dá uma sensação semelhante à de flutuar. Contudo, é preciso um pouco de habilidade, então certifique-se de que você está montado corretamente para o galope.
Mantenha os calcanhares para baixo. Isto é frequentemente um problema em qualquer andadura mais rápida para cavaleiros iniciantes; seu pé deve ficar no estribo para que você coloque seu peso sobre o calcanhar, os dedos dos pés ficam inclinados ligeiramente para cima e seu calcanhar fica virado para baixo. Isso te mantém em equilíbrio e ajuda a impedir que você fique inclinado para a frente ou segurando com sua pernas.
- Não puxe as rédeas. Assim como quando indicou o galope, você deve ter maior contato sobre a rédea de fora e um contato leve com a de dentro. Se você se sentir perdendo o controle e puxar as rédeas para conforto, então diminua a velocidade do seu cavalo.
- Mantenha o equilíbrio e não se incline para a frente ou para o interior. Embora pareça ser o contrário, o cavalo consegue sua capacidade de se equilibrar com base no que você está fazendo em suas costas. Se você estiver fora de equilíbrio e inclinado para a frente e para o interior, seu cavalo terá dificuldades para não fazer o mesmo.
- Evite apertar com as pernas. Tal como acontece ao trotar, pode parecer instintivo "segurar" o cavalo usando suas pernas. No entanto, isto só vai fazê-los acelerar e mandar sinais confusos. Semelhante a puxar as rédeas, se o cavalo estiver indo muito rápido, ou se você se sentir fora de controle, então reduza a velocidade até poder permanecer sentado confortavelmente.
Evite balançar os ombros. Filmes antigos de faroeste mostram imagens de cowboys galopeando em seus cavalos, com seu corpo inteiro movendo-se em sintonia com o cavalo. No entanto, embora seja bom que seus quadris se movam, seu tronco e ombros não devem oscilar ou balançar junto com o cavalo. Isso pode fazer você e seu cavalo perderem equilíbrio, dificultando o galope.
Não fique em posição fetal. Não a posição fetal como você ficaria deitado no chão, mas semelhante. A posição fetal ao cavalgar é quando você se inclina para a frente (às vezes para agarrar na crina, chifre, pomo ou rédeas), segura com as pernas, vira seus dedos do pé para baixo e levanta os calcanhares. Esta é uma resposta nervosa realizada na esperança de manter o equilíbrio e evitar a queda, mas faz exatamente o oposto: ela faz seu cavalo perder o equilíbrio, acelera-o e faz com que seja mais fácil de você cair.
- Para corrigir isso, quando você ficar ansioso, reduza a velocidade do seu cavalo um pouco e incline-se para trás. É provável que você sinta como se estivesse se inclinando muito para trás, mas, na verdade, você estará perfeitamente na vertical (o ideal).
Não fique com os ombros para a frente/caídos. Ficar com os ombros caídos e as costas tortas não é uma boa postura em geral, e é uma postura particularmente ruim quando você está montado a galope no seu cavalo. Isto pode ser uma proeza difícil de realizar, mas certifique-se de que seus ombros estejam sempre na posição vertical e posicionados sobre seus quadris.
- Se necessário, utilize uma longa chibata deslizada ao longo de suas costas e entre os cotovelos enquanto você monta. Isto irá impedir que você se incline para a frente e também ajudará seus braços a ficarem na posição correta.
Mantenha seu centro forte. Montar um cavalo é um belo exercício e trabalha bastante o centro do seu corpo. No entanto, você pode fazer tudo corretamente (ombros para trás, calcanhares para baixo, posição ereta) e ficar mole no meio, o que faz com que você perca o seu centro de gravidade. Manter-se centrado com um centro firme ajudará seu cavalo a manter um galope controlado e tornar as coisas mais fáceis e mais confortáveis para você em longo prazo.
- Se você sentir que os músculos do seu centro não estão compatíveis, pratique exercícios com pranchas em seu tempo livre. Mantenha esta posição por quanto tempo puder e, eventualmente, você vai notar uma diferença significativa nas suas habilidades de equitação.
Sem comentários:
Enviar um comentário